Governança Corporativa

Governança Corporativa

Empresarial e Familiar

Conheça a consultoria GEP em Governança Corporativa - Empresarial e Familiar

Converse com um consultor

Converse com um de nossos especialistas e saiba como a GEP pode auxiliar a sua organização na implementação de projetos voltados à Governança Corporativa Empresarial e Familiar


A Governança Corporativa é considerada um dos principais instrumentos para o desenvolvimento sustentável de uma organização e tem, entre outros objetivos, o de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da empresa. É por meio dela que as empresas passam a desenvolver um pensamento estratégico permanente e contínuo, por meio da adoção de boas práticas.

Por que implementar um Programa de Governança Corporativa?

Porque a Governança Corporativa promove a criação de valor, aumenta o valor de longo prazo da empresa, diminui o custo de capital e gera maior fluxo de caixa ao longo do tempo, proporcionando, por consequência, uma verdadeira revolução cultural.

Quais são os principais objetivos da Governança Corporativa?

• Aperfeiçoar, continuamente, o processo decisório, de maneira a assegurar que as decisões sejam adotadas no melhor interesse da organização
• Conferir maior transparência, credibilidade e reputação corporativa à organização
• Melhorar o alinhamento das expectativas e interesses dos stakeholders
• Tornar mais eficiente o controle interno da organização,, por meio do tratamento adequado dos riscos do negócio
• Aprimorar a cultura organizacional

Quais são os princípios da Governança Corporativa?

• Transparência: divulgação aberta, honesta e tempestiva das ações gerenciais e das informações que conduzem à preservação do valor da organização.
• Prestação de contas: apresentação voluntária dos resultados da gestão da organização, de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, bem como dos elementos que fundamentaram as principais decisões tomadas.
• Equidade: observância do tratamento igualitário de todos os acionistas, colaboradores e demais partes interessadas, por meio da criação de políticas concretas para ampliação da diversidade de opiniões.
• Responsabilidade Corporativa: viabilidade econômica, financeira e social das organizações, pela adoção de boas práticas que incentive a sustentabilidade a longo prazo da organização.

Como a GEP pode ajudar a sua empresa na implementação do Programa de Governança Corporativa?

1

Etapa
Preparação

a

Background check

Definição do Perfil da Organização

b

GAP Analisys

Identificação das lacunas relacionadas às boas práticas de Governança Corporativa

c

Risk Assessment

Identificação, análise e avaliação dos principais riscos relacionados à não adoção de boas práticas de Governança Corporativa

2

Etapa
Implementação

a

Implementação

Implementação das boas práticas de Governança Corporativa, suporte à estruturação de órgãos, revisão e elaboração de documentos formalizadores do novo modelo de gestão, apoio na implantação de novos processos e desenvolvimento de mecanismos e políticas internas

3

Etapa
Treinamento e Monitoramento Contínuo

a

Training in Company

Realização de treinamentos in company, com foco no aperfeiçoamento de boas práticas voltadas à Governança Corporativa

b

KPIs Dashboard

Elaboração de métricas e indicadores de monitoramento contínuo relacionados à Governança Corporativa

Programa

Governança Corporativa

Sua empresa mais sustentável com o Programa de Governança Corporativa

Converse com um consultor

Porque escolher a GEP?

Elaboração de programas personalizados, de acordo com as reais necessidades da organização

Equipe multidisciplinar, com larga experiência no mercado

Utilização de metodologia própria baseada nas melhores práticas relacionadas à Governança Corporativa

Nossa equipe


Bruno Basso


É Advogado, Sócio-fundador da Gep Soluções em Compliance, Procurador de carreira do Município de Florianópolis/SC e Secretário de Governança do Capítulo SC do IBGC, possuindo Certificação em Information Privacy Professional/Europe (CIPP/E) e Certificação Profissional em Compliance Anticorrupção – “CPC-A”. É mestre em direito constitucional e processual tributário - PUC/SP, master in business administration em Gestão Empresarial e Bussines Law – FGV/RJ e especialista em processo civil, gestão de riscos e compliance – Uniderp/Anhaguera. Possui, ainda, certificações em Compliance (INSPER), Compliance Anticorrupção (LEC), Gestão de Riscos - ISO 31000 (ABNT), Implementador Líder e Auditor Interno de Gestão Antissuborno - ISO 37001 (QMS Brasil) e Privacidade da Informação - ISO 27701 (ABNT). É professor dos cursos de "Governança, Risco e Compliance" (IBDCNI), "Compliance na Prática" (The Legal Hub) e "Lead Implementer para a Gestão da Privacidade da Informação" (ABNT/SP).

Maurício Rotta


- É É advogado e sócio-fundador da GEP soluções Compliance.
- Possui mestrado e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), especialidade em Desenvolvimento de Sistemas Web e Planejamento Estratégico, além de ser graduado em Direito e Ciências da Computação.
- Na área de Gestão da Privacidade da Informação, possui Certificação em Proteção de Dados (CIS Controls™ - Center for Internet Security) e Governança em Privacidade de Dados (Nymity).
- É membro da Comissão de Direito Digital da OAB/SC e Coordenador do Grupo de Trabalho de Inteligência Artificial, Ética e Compliance e Coordenador de Educação Digital.

Marcelo Rotta


- É Sócio-Fundador da GEP soluções Compliance.
- Possui especialidade em Tecnologia da Informação (FGV), Planejamento Estratégico e Certificação em modelagem BPMN, além de ser graduado em Administração de Empresas e em Direito.
- Na área de Compliance e Gestão da Privacidade da Informação, possui certificação em Implementação de Programa de Compliance (LEC) e em Data Protection Officer (HIS Institute).

Conheça tambem

Segurança e Gestão da Informação (LGPD)
Conformidade e Integridade Empresarial