CATEGORIA: Governança

Consultoria em ESG: entenda o que é e porque contratar

Você pode estar se perguntando se deve contratar uma consultoria para implementação de boas práticas ESG. Para muitos, a consultoria em ESG pode significar apenas mais um gasto para a sua empresa, mas saiba que ela pode ser um diferencial para a geração de valor da sua organização.

Sócio-Fundador
19 out | Leitura: 6 min

Mas, afinal, o que é ESG?

Antes de falarmos, propriamente, sobre a importância de se ter uma consultoria em ESG, é importante conceituar, ainda que de forma breve, o seu significado.

Como já tivemos a oportunidade de destacar recentemente (postpost e post), ESG (Environmental, Social and Governance) diz respeito, basicamente, a práticas empresariais responsáveis relacionadas a aspectos ambientais, sociais e de governança.

As práticas ESG representam, assim, um novo paradigma empresarial e não apenas mais um “modelo de negócio” das empresas do século XXI. Ele permite, na realidade, uma reflexão profunda no verdadeiro propósito das organizações.

Sob esse olhar, os temas ESG (ambientais, sociais e de governança), embora possam ser implementados, até certo ponto, de forma individual, são elementos interligados e destacam os riscos e as oportunidades para os mais diversos aspectos sociais, tecnológicos, políticos, ambientais e econômicos do negócio, que precisam ser considerados por uma organização que busca ser sustentável.

Saiba para que serve a consultoria em ESG

A consultoria em ESG é a principal responsável por avaliar, incialmente, as boas práticas ESG atualmente existentes dentro da organização, para apoiá-la em suas necessidades e implementação de planos de ação.

É ela, portanto, que guiará, de maneira estruturada, as ações necessárias para a conformidade da sua organização com as melhores práticas ESG, cabendo, ainda, a ela orientar, capacitar, treinar e, principalmente, engajar os colaboradores e demais partes interessadas.

É a consultoria em ESG, assim, que servirá como verdadeiro guia na condução das atividades voltadas à implementação das melhores práticas ESG.

5 cuidados antes de se contratar uma consultoria em ESG

Antes de mais nada, é preciso entender que não há como se implementar as melhores práticas ESG apenas com base no preenchimento de documentos genéricos. Não caia nessa!

Por isso, antes de se contratar  uma consultoria em ESG, siga estas dicas:

É de extrema importância, também, que a consultoria em ESG tenha um time multidisciplinar e demonstre uma habilidade de liderança muito grande, justamente, por serem eles os responsáveis pelo engajamento das principais partes interessadas

Questione, ainda, se a consultoria em ESG irá elaborar a Matriz de Materialidade, por meio da realização de entrevistas com os stakeholders. É que sem ela, não há como medir ou dimensionar as expectativas e necessidades relacionadas às melhores práticas em ESG.

Descubra os 3 passos para a consultoria em ESG

Há 3 passos essenciais para implementar e colocar em prática a LGPD na sua empresa.

Primeiro Passo: entender o contexto da organização

Antes de mais nada, é preciso entender o contexto da organização, conhecer as principais partes interessadas, formar o time de ESG e sensibilizar, especialmente, os colaboradores.

É que sem conhecer e engajar a todos, as melhores práticas ESG se tornam apenas mais uma ferramenta burocrática dentro da organização restrita a uma área específica.

E lembre-se: não há um modelo único, por isso é necessário ter visão acerca das principais obrigações de compliance que a empresa, mandatoriamente ou voluntariamente, precisa cumprir.

Nessa fase, por exemplo, você pode definir quais serão as pessoas diretamente envolvidas com o projeto, levantar as principais preocupações da organização em relação ao tema e promover palestras de sensibilização na sua empresa.

Não se esqueça, também, de ter bem clara a definição de papéis e responsabilidades, especialmente, em relação ao exercício do gestor do projeto.

Busque, ainda, entender o nível de maturidade das práticas ESG atualmente existentes na empresa, com base na metodologia e no escopo previamente ajustados com a consultoria em ESG

Segundo Passo: elabore a Matriz de Materialidade

Segundo a Prática Recomendada PR 2030, a materialidade (no contexto ESG) nada mais é do que pertinência de um tópico determinada pela relevância do seu impacto econômico, ambiental, social, positivo ou negativo, nas avaliações e decisões dos gestores da organização e de suas partes interessadas.

Por isso, precisamos:

  • Identificar dos impactos reais e potenciais das atividades da organização, por meio do levantamento de informações de diversas fontes;
  • Avaliar a importância dos impactos, levando-se em conta o tamanho, escopo e a natureza do impacto (impacto positivo ou negativo, real ou potencial);
  • Elaborar a Matriz de Materialidade, com base nos resultados colhidos nas etapas anteriores;
  • Priorizar os impactos mais significativos, com base na relevância para os stakeholders e para a organização;
  • Avaliar os estágios de maturidade dos temas materiais definidos e priorizados pela organização; e
  • Definir as possibilidades de respostas disponíveis mais apropriadas para compor seu planejamento ESG.

Terceiro Passo: implementação dos planos de ação e elaboração do Relatório de Sustentabilidade

O terceiro passo corresponde à implementação dos planos de ação levantados na etapa anterior.

É chegada a hora de “botar a mão na massa”, para dar início à elaboração das nossas boas práticas ESG e do nosso Relatório de Sustentabilidade, com base na metodologia e framework que seja mais adequado às necessidades da sua organização.

Quanto custa uma consultoria em ESG

Essa é uma pergunta muito comum, mas não há uma resposta pronta! Na verdade, pode variar de alguns mil a milhares de reais.

É que há muitos fatores que podem influenciar, como, por exemplo, a experiência da consultoria em ESG, o prazo de execução, o escopo do projeto, a forma de contratação, o número de entregáveis e o contexto da organização.

O mais importante, na verdade, é definir muito bem o ESCOPO e o NÃO ESCOPO e o que vai ser efetivamente ENTREGUE!

Lembre-se de que, assim como em qualquer mercado, há profissionais de tudo quanto é tipo. É preciso tomar muito cuidado! E aqui vai a dica mais preciosa: não leve em consideração apenas o preço! Na maioria das vezes o barato sai muito caro!

Conclusão: contrate uma consultoria especializada em ESG

Não é tarefa fácil contratar uma consultoria em ESG. Por isso, sempre procure por pessoas, verdadeiramente, capazes de apoiar a sua empresa nessa longa jornada!

E lembre-se: se é um programa de implementação de boas práticas ESG, tem início, meio, mas não tem fim, cabendo à organização realizar o monitoramento contínuo da sua eficácia.

Por isso, antes de contratar uma consultoria em ESG siga as dicas que compartilhamos com você nesse post!

E nunca se esqueçam de acreditar no poder das pessoas…é apenas por meio delas que conseguiremos promover uma verdadeira transformação da cultura de privacidade, proteção de dados pessoais e segurança da informação na sua empresa!

Compartilhe
Bruno Basso
Bruno Basso É Sócio-Fundador da GEP Compliance e Procurador de carreira do Munícipio de Florianópolis. Possui especialidade em gestão de riscos e compliance, além de possuir certificações profissionais em Compliance Anticorrupção (CPC/A - LEC), Lead Implementer e Internal Auditor (ISO 37001, ISO 37301, ISO 27001, ISO 27701 – ABNT) e Information Privacy Professional (CIPP/E - IAPP).

Posts relacionados

mantenha-se atualizado

Conheça mais sobre a Prática Recomendada PR 2030
CATEGORIA: Governança

Conheça mais sobre a Prática Recomendada PR 2030

Neste post você vai aprender tudo sobre a Prática Recomendada ABNT PR 2030, que trata sobre conceitos, diretrizes e modelo…

Sócio-Fundador
05 maio | 10 min
ESG e sustentabilidade corporativa: entenda o significado
CATEGORIA: Governança

ESG e sustentabilidade corporativa: entenda o significado

Neste post você vai aprender tudo sobre o significado de ESG e de sustentabilidade corporativa. Você vai conhecer, ainda, os…

Sócio-Fundador
12 jan | 6 min
ESG, Governança Corporativa e Compliance: entenda a relação e seus benefícios
CATEGORIA: Governança

ESG, Governança Corporativa e Compliance: entenda a relação e seus benefícios

Neste post você vai aprender tudo sobre a relação entre ESG, Governança Corporativa e Compliance e como eles podem auxiliar…

Sócio-Fundador
10 dez | 9 min
Governança corporativa e Compliance: entenda a relação, as diferenças e as normas ISO 37301 e 37000
CATEGORIA: Governança

Governança corporativa e Compliance: entenda a relação, as diferenças e as normas ISO 37301 e 37000

A Governança Corporativa e o Compliance possuem uma relação muito próxima, mas, também, diferenças essenciais. As normas ISO 37301 e…

Sócio-Fundador
15 out | 8 min

Deixe seu comentário

Atenção: Os comentários abaixo são de inteira responsabilidade de seus respectivos autores e não representam, necessariamente, a opinião da GEP

Inscreva-se em nossa newsletter

e receba conteúdos especiais da GEP


    Fale com um consultor