Conheça 5 vantagens do compliance para empresas

vantagens do compliance para empresas

Você já procurou saber mais sobre um programa efetivo de compliance dentro da sua organização? Conhece as vantagens do compliance para empresas? Não? A GEP te explica!

 

Mas, afinal, o que é compliance?

Compliance é muito mais do que estar, simplesmente, em conformidade com algo. Ele representa, na verdade, um conjunto de mecanismos destinados ao cumprimento de normas, políticas e diretrizes estabelecidas para o bom desempenho das atividades da organização. É, antes de mais nada, o compromisso corporativo em promover a transformação cultural, por meio da adoção de condutas comprometidas com a ética empresarial. 

 

Para que serve o compliance?

Entre outros objetivos, o compliance visa melhorar a reputação corporativa da organização, transmitir ao mercado uma imagem empresarial mais sólida, transparente e socialmente responsável, proporcionar o adequado tratamento aos riscos de integridade, reduzir as perdas de receitas operacionais, fortalecer o sistema de controles internos, ampliar as oportunidades de novos negócios, atrair novos investidores, proporcionar mais vantagem competitiva, facilitar as operações de fusões e aquisições e atender às disposições legais, normativas e contratuais.

 

Quais são as 5 vantagens do compliance para empresas?

Destacamos abaixo 5 vantagens do compliance para empresas. São elas: 

 

1. Mudança da cultura organizacional da organização 

A primeira das 5 vantagens do compliance para empresas é a mudança do mindset da organização, em relação à sua cultura de integridade. Todos os colaboradores passam a entender que é preciso fazer a coisa certa, de maneira certa, mesmo que ninguém esteja os controlando. E a razão é simples: passa-se a valorizar o grupo como um todo e não apenas um indivíduo de forma isolada. É, em outras palavras, a substituição do “eu” pelo “nós”. 

2. Criação de um ambiente sustentável para a realização de negócios

A adoção de programas efetivos de compliance proporciona um ambiente sustentável para a realização de negócios. É a troca da expressão “dê o seu jeito”, pela “dê um jeito que valorize a empresa”. Não é por outra razão, aliás, que os “fins passam a justificar os meios”, apenas nas situações em que se cria valor a longo prazo para as empresas. É a busca incessante pelo equilíbrio entre o crescimento e a sustentabilidade organizacional.

 

3. Redução das perdas de receitas operacionais

A terceira das 5 vantagens do compliance para empresas é, justamente, a redução das perdas das receitas operacionais. Ganha-se mais, perdendo-se menos. É adoção de medidas mitigadoras de riscos, com foco na prevenção e não apenas na repressão. Busca-se fortalecer o sistema de controles internos, por meio do combate incessante aos malfeitos e desvios de condutas, reduzindo-se, assim, a incidência de fraudes e desconformidades.

 

4. Melhoria da reputação corporativa

A reputação corporativa da sua empresa passa a ser ainda mais valorizada pelo mercado. É que se passa a construir, na prática, uma imagem empresarial mais sólida, transparente e socialmente responsável, proporcionando a atração de novos investidores. É a valorização do principal bem intangível da organização: a sua reputação.

 

5. Atenuação de eventuais sanções legais  

A última das 5 vantagens do compliance para empresas diz respeito à atenuação de eventuais sanções legais no caso de malfeitos e desvios de condutas cometidos por colaboradores da organização. Sem a existência de um programa efetivo de compliance, as penas podem ser fixadas em patamares muito mais elevados.  

 

Como se viu, há inúmeras vantagens em se adotar um programa efetivo de compliance dentro da sua organização. Mas é preciso mais! É preciso de compromisso, coerência, consistência e continuidade. Compromisso com valores e princípios. Coerência com as atitudes. Consistência com os hábitos. Continuidade com o discurso.

Então, você, já conhecia as 5 vantagens do compliance para empresas? Fica muito claro o quanto é importante ter essas ferramentas de gestão implementadas em sua empresa, você não acha? A GEP atua com esse tipo de consultoria empresarial e está pronta para levar cada uma dessas vantagens até a sua empresa! Entre em contato conosco hoje mesmo e confira tudo que podemos fazer por você!

E caso tenha gostado deste conteúdo e queira receber mais, siga-nos no Facebook e no Instagram!

 

Bruno Basso

Advogado, Procurador de carreira do Município de Florianópolis e Sócio-Fundador da GEP Soluções em Compliance. É mestre em Direito Constitucional e Processual Tributário pela PUC/SP. Na área de compliance, possui Certificação Profissional em Compliance Anticorrupção – “CPC-A”, especialização em gestão de riscos e compliance e certificações em Compliance (INSPER), Compliance Anticorrupção (LEC), Gestão de Riscos – ISO 31000 (ABNT), Implementador Líder e Auditor Interno de Gestão Antissuborno – ISO 37001 (QMS Brasil) e Privacidade da Informação – ISO 27701 (ABNT). 

Escrito por

Bruno Basso

Sistema integrado de Governança


• Segurança e Gestão da Informação ( LGPD)
• Governança Corporativa
• Conformidade e Integridade Empresarial