Você sabe o que é governança corporativa?

governança corporativa

Governança corporativa é um termo que tem despertado cada vez mais o interesse das organizações em face à sua relevância para os negócios. Afinal, administrar uma empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte, não é nem um pouco fácil. Dessa forma, adotar uma prática que auxilie nesse processo é algo bem-vindo — e é exatamente este o caso da governança corporativa.

Na sequência deste texto, a GEP Soluções em Compliance abordará alguns aspectos relacionados a esse assunto. Explicamos o que é a governança corporativa e, em seguida, listamos as principais vantagens de utilizar esta prática na administração da sua empresa.

Continue a leitura e confira!

O que é governança corporativa

Para se ter uma noção clara do quão relevante a governança corporativa se tornou, saiba que existe uma organização sem fins lucrativos, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), que é referência nacional e internacional em governança corporativa.

De acordo com a definição proposta pelo IBGC, governança corporativa é “o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.

Em outras palavras, a governança corporativa pode ser entendida como o conjunto de processos, condutas, políticas e regulamentos  que regulam a maneira como uma empresa é dirigida e administrada

A principal diferença da governança  para outros sistemas ou formas de administração é que ela está sustentada em 4 pilares: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. 

Além disso, há um conselho de administração responsável pela definição dos objetivos e pelo rumo da organização, restando ao diretor presidente e demais diretores executivos a responsabilidade pela administração da organização.

Na maioria dos casos, e principalmente nas empresas de grande porte, a estrutura de governança mais comumente encontrada é aquela composta por uma assembleia de acionistas, conselho de administração, conselho fiscal, comitê de auditoria, secretaria de governança e auditoria independente. 

Abaixo destes, está o diretor presidente e, subordinados a ele, os diretores. Contudo, é preciso deixar claro que este é um modelo de estrutura mais  tradicional, podendo  variar de acordo com a cultura e organização de cada empresa.

Vantagens de usar este tipo de sistema

Para entender a governança e suas vantagens , é preciso estar ciente do papel que essa prática exerce dentro da empresa. 

Nas organizações, de forma geral, os principais atores envolvidos com a governança corporativa são os acionistas, a alta administração e o conselho de administração. Além deles, também podem envolver-se com a governança funcionários, fornecedores, instituições reguladoras, por exemplo.

Basicamente, os objetivos da governança corporativa são: estabelecimento das diretrizes estratégicas, metas e parâmetros de desempenho para a empresa, promoção de ações baseadas em transparência, equilíbrio do relacionamento entre acionistas, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle, e, por fim, estímulo a um relacionamento pautado em comunicação organizacional clara e na segmentação de papéis e responsabilidades. 

E como vantagens da governança podemos destacar: o desenvolvimento sustentável da organização, o incremento na confiabilidade e na reputação da empresa — tornando-a ainda mais atrativa para investidores e acionistas —, maior transparência na prestação de contas (accountability), equidade e equilíbrio de interesse entre as partes, processos sucessórios bem definidos, profissionalização da administração e segregação de papéis e responsabilidades. 

Todos os fatores listados acima contribuem para a longevidade e solidez da organização, uma vez que todos os processos e ações da organização desde sua base até o topo, passam a ser bem definidos e claros para todos.

E você, já conhecia a governança corporativa? Gostou de saber um pouco mais sobre ela? A GEP Soluções em Compliance oferece a governança corporativa como um de seus serviços; nós podemos ajudar sua empresa na preparação, na implementação, no treinamento e no monitoramento contínuos da sua estrutura de governança. Entre em contato conosco e veja o que podemos fazer por você!

E caso tenha gostado do texto e queira receber mais conteúdo nosso, acompanhe a GEP no Facebook hoje mesmo!

Marcelo Rotta, sócio-fundador da GEP Soluções em Compliance

Escrito por

GEP | Soluções em Compliance

Sistema integrado de Governança


• Segurança e Gestão da Informação ( LGPD)
• Governança Corporativa
• Conformidade e Integridade Empresarial